Karaté

Escola de Karaté Ricardo Nunes

(Shito Ryu)

 

karate O propósito da escola de karaté:

  • As cinco máximas do karaté que orientam esta atividade são: CARÁCTER, SINCERIDADE, ETIQUETA, ESFORÇO e AUTOCONTROLO
  • Ajudar a comunidade a promover hábitos saudáveis.
  • A missão é desenvolver todo o potencial da criança, abrangendo os aspetos cognitivo, motor, social e afetivo, para que no futuro se torne num adulto confiante, feliz e bem-sucedido
  • Ajudar os alunos e a instituição no desempenho das práticas do karaté no desenvolvimento do desporto no concelho.
  • Aprimorar o condicionamento físico do praticante para que ele não leve uma vida sedentária.
  • Envolver os participantes nas aulas que serão agradáveis e dinâmicas.
  • Motivar os educandos a aprimorar os seus resultados, na escola, desenvolvendo a sua responsabilidade dentro de nossa sociedade escolar.
  • Fixar os princípios da disciplina e a moral como forma essencial de desenvolvimento de uma postura empreendedora, consciente e com limites sociais.
  • Desenvolver técnicas do karaté referente às defesas e bases de ataque, trabalhando a personalidade do aluno, sendo a arte marcial um meio auxiliador de cada um – adquirindo conhecimentos de autodefesa, melhorando a sua autoestima, concentração, respiração e coordenação motora (referentes às técnicas ensinadas de ataques e defesas simultâneas, utilizando os pés e mãos no desenvolvimento da cada uma delas).

 

 

 

Historia Karaté

O Karaté, como conhecemos hoje, nasceu e desenvolveu-se na ilha de Okinawa em segredo.

Os habitantes, oriundos de Okinawa, conseguiram transformar o corpo e os utensílios diários em armas letais.

O karaté nasce, cresce e desenvolve-se com o único propósito de ser eficaz contra a agressões de um atacante com ou sem arma.

Shuri (Shuri-te) é a mais antigo dos 3, foi praticado em segredo por guerreiros em shuri, sendo reorganizada pelo Professor Sokon Matsumura. Esta escola tinha como principal caraterística o combate com armas como o SABRE.

Naha (Naha-te) a mais recente, conserva fortes caraterísticas do Kempo Chinês do Sul, baseado no combate de curta distância.

Tomari (Tomari-te) possui caraterísticas dos dois estilos, Naha-te e Shuri-te, contando com ataques lineares e circulares.

 

Shito Ryukarat

 

Mabuni estudou com vários mestres de Okinawa-te, os principais foram Anko Itosu (1831-1915; shuri-te) e Hanryo Higaonna (1853-1915; naha-te). Em japonês, um mesmo ideograma pode pronunciar-se de várias maneiras.

Ito pode pronunciar-se Shi e Higa pode pronuciar-se To.

Assim a combinação dos nomes dos seus mestres “shito” deu origem ao estilo SHITO-RYU (o estilo dos Mestres Itosu e Higaonna).

O símbolo do Shito ryu é original da família Mabuni.

O círculo exterior simboliza WA “paz” e “harmonia”, e as linhas internas simétricas representam o carácter japonês para a palavra “humano” ou “pessoa” (hito). Assim, o emblema pode ser interpretado como “pessoas que trabalham juntas, em paz e harmonia”.

Kenwa Mabuni deu outro significado a este símbolo. As duas linhas internas representam as raízes da Shito ryu: Shuri-te e Naha-te e seus dois principais professores, de Itosu e Higaonna. Assim o símbolo traduz a fusão harmoniosa das duas escolas, bem como a singularidade da Shito ryu.

Mestre Ricardo Nunes

Contacto
Mestre Ricardo Nunes
966236183

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